Você sabia que os serviços internacionais contratados e pagos são tributados? Os serviços prestados fora do Brasil, como armazenamento irrestrito em nuvem, banco de dados, análises de SEO e ranqueamento de sites, dentre outros, oferecidos por empresas como a Amazon e Google, possuem repercussão econômica no Brasil, colaborando com o rendimento direto das empresas aqui localizadas, portanto, geram cobrança de tributos.
Os tributos estabelecidos pela Receita Federal são o PIS (Programa de Integração Social), o COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), além do ISS (Imposto sobre Serviços), IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) e CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), totalizando em média 53% do valor do serviço contratado. É importante lembrar que a tributação ocorre mesmo que você pague os serviços via cartão de crédito pessoal ou por operação de câmbio, pois o serviço será aplicado na empresa. Lembrando que alguns impostos vencem no mesmo dia da contratação do serviço internacional, sendo necessário o seu pagamento imediato para evitar juros e multas posteriores.
Diferente das mercadorias que possuem registro de desembaraço aduaneiro, identificando o valor e pagamento dos impostos, os serviços exigem um cuidado e atenção redobrado durante a comunicação entre as partes.
Para auxiliar na qualidade da informação contábil, existe o AgHolmes, uma plataforma de inteligência artificial que cruza os dados contábeis, fiscais e financeiros das empresas e apresenta erros, avisos e sugestões de melhoria na qualidade da informação que será apresentada para as Receitas Federal, Estadual e Municipal e até mesmo para os sócios.
Confira no vídeo como é fácil utilizar o primeiro contador online com inteligência artificial do mundo. Acesse: agriholmes.com.br.